Publicado em: quarta-feira, 12/02/2014

Mudança de época deixa telespectadores de Em Família confusos

Em Família a mudança de época deixa telespectadores confusosNessa semana, Em Família entrou em sua terceira fase, na época atual, quando os personagens acompanhados desde a infância são adultos. As duas primeiras fases retrataram os anos de 1980 e 1990, e muitos erros da direção de arte e elipses temporais do enredo, deixaram o espectador perdido e confuso nas passagens de tempo.

Os primeiros capítulos, condensados devido à baixa audiência, mostraram uma caracterização genérica dos personagens e da época. Personagens apareceram em 1980 com cortes de cabelos atuais e foram utilizados carros do início dos anos 70 no lugar dos modelos do final da década de 80. Essa forma atemporal de contar a história deixou desapontados aqueles telespectadores exigentes e que estão acostumados com produções de época detalhistas e bem elaboradas.

Roupa e cabelo

Para Ana Pasternak, coordenadora de imagem e consultora de moda, nada nas roupas utilizadas pelos personagens marcou uma época específica. Foram roupas atuais e genéricas, que deram uma sensação de 1980, disse.

Segundo marco Antonio Di Biaggi, os cabelos e penteados também tem poucas referências dos anos 80. Analisou que os penteados utilizados nas festas foram todos atemporais, como o cabelo à Grace Kelly, com ondulações e meio preso meio solto, e tudo variou em torno do mesmo tema. Apontou ainda que apenas a personagem Selma, interpretada por Camila Raffani, a mãe de Laerte, usou um corte de cabelo condizente com os utilizados na década de 1980, um Chanel longo e reto.

(Com informações do Uol)