Publicado em: segunda-feira, 20/02/2012

MSC Armonia – Três passageiros do cruzeiro Armonia continuam internados em Santos

MSC Armonia - Três passageiros do cruzeiro Armonia continuam internados em SantosNa madrugada de sábado, a tripulante do cruzeiro MSC Armonia, Fabiana Pasquarelli dos Santos, de 30 anos, morreu no Hospital Ana Costa, em Santos. Ela havia sido internada na última quarta feira com tosse e febre. O diagnóstico inicial era de pneumonia. Desde o início, o estado de Fabiana era grave, precisando da ajuda de aparelhos para respirar.

Outros cinco tripulantes do mesmo navio foram internados, em razão da morte com a suspeita de um eventual surto. O navio foi retido no cais para que a Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, tomasse providências no local. A tripulação foi toda vacinada, mas sem autorização para descer do navio. Demorou cerca de seis horas para que os mais de 2 mil passageiros pudessem deixar a embarcação, com a liberação da Anvisa.

Três pessoas que viajavam no cruzeiro permanecem internadas no Hospital Ana Costa. Na tarde sábado, 10 passageiros da embarcação haviam sido hospitalizados, logo após o desembarque, apresentando os mesmos sintomas da tripulante Fabiana Pasquareli. Entre os internados está uma mulher e duas crianças. Os outros sete restantes são três mulheres, um homem de Porto Alegre e mais três estrangeiros, um indiano e dois tailandeses.

Os pacientes foram internados com um nível mais fraco dos mesmos sintomas apresentados por Fabiana. No momento eles passam bem, mas ainda não tem previsão de alta. De acordo com o hospital, exames clínicos foram realizados, entre eles, o do vírus da gripe aviária. Todas as amostras foram encaminhadas ao Instituto Adolfo Lutz, que está em recesso no carnaval, atuando novamente somente na quarta feira (22).