Publicado em: segunda-feira, 10/03/2014

MPF divulga a condenação de Marcos Valério e outros dois, responsáveis pelo mensalão tucano

MPF divulga a condenação de Marcos Valério e outros dois, responsáveis pelo mensalão tucanoNa última sexta-feira (7), o Ministério Público Federal em Minas Gerais divulgou que Marcos Valério, Ramon Hollerbach e Cristiano Paz foram condenados por lavagem de dinheiro e evasão de divisas em uma ação que é relacionada com o caso mensalão tucano, ambos foram condenados a nove anos e dois meses de prisão e serão obrigadas a pagar uma multa com o valor equivalente a 250 salários mínimos.

Esta sentença saiu no dia 31 de janeiro deste ano, entretanto, em 14 de fevereiro Marcos Valério e Rogério Tolentino também foram condenados por uma outra ação relacionada ao esquema do mensalão tucano. De acordo com o Ministério Público Federal em Belo Horizonte, Valério recebeu sentença por corrupção ativa, e Tolentino por corrupção passiva.

Os crimes cometidos pelos três, segundo o MPF, aconteceram entre 1998 e 2000, na época, a justiça levou em conta de que o esquema em que eles estavam envolvidos, era para ajudar em uma campanha eleitoral do ano, do governador de Minas Gerais, Eduardo Azeredo (PSDB), o esquema foi descoberto durante uma investigação da Força-Tarefa Banestado, porque isso o caso foi nomeado por “Banestado”.

Dentro deste período, bilhões de dólares foram retirados do Brasil e colocados em contas no exterior, o grande número de transações chamou a atenção e as investigações começaram a ser feitas, assim então, foi descoberta um número irregular de transações feitas pela agência do Banestado em Nova Iorque, Estados Unidos.

Denúncias

Segundo denúncias do MPF, Valério e os ‘comparsas’, comandaram a saída de recursos financeiros de forma clandestina, em um valor estimado de R$628mil por meio do Beacon Hill Service Corporation e de uma outra conta que se mantinha junto ao JP Morgan Chase Bank. Com as investigações, pode ser identificado 23 transferências feitas, no qual a empresa SMP&B se beneficiou e foi a remetente destas divisas.