Publicado em: quinta-feira, 04/07/2013

Mozilla lança seu sistema para smartphones

Mozilla lança seu sistema para smartphonesA empresa Mozilla anuncia que lançará o seu disponível sistema operacional destinados a smartphones, o sistema foi batizado de Firefox OS, e estará disponível aos usuários muito em breve, de acordo com a empresa.

Divulgação foi feita em um blog da empresa Mozilla que afirou que este sistema já se encontra desenvolvido e pronto para uso, ainda informou que os primeiros dispositivos que serão vendidos usando seu sistema serão o Alcatel One Touch Fire e o ZTE Open, através das operadoras de telefone Telefonica e Deustche Telekom.

A operadora Telefonica também já cuidou de anunciar que seu modelo ZTE Open será vendido a partir desta semana com o valor de 69 euros, o que seriam 200 reais, na Espanha. As outras operadores disseram que em breve vão informar as datas de seus lançamentos no mercado.

Gary Kovacs, o CEO da Mozilla, disse em abril deste ano que os primeiros dos modelos de smartphones com a plataforma Firefox OS teriam seus lançamentos feitos para cinco países ao mesmo tempo e o Brasil está presente nesta lista, junto a Espanha, Polônia, Portugal e Venezuela.

Sabia que a Mozilla não tem fins lucrativos?

A Mozilla é constituída por uma fundação sem fins lucrativos que defende os projetos que são realizados com código aberto.

Este sistema que foi desenvolvido para ser operacional em dispositivos móveis da marca Mozilla já foi anunciado por eles desde o mês de fevereiro deste ano, oficialmente. O anuncio aconteceu durante um congresso a respeito de dispositivo móveis em Barcelona na Espanha, o Mobile World Congress.

O novo sistema operacional Firefox OS vai funcionar a principio somente com aqueles aplicativos que forem criados para as plataformas que estão abertas para o sistema da web, por exemplo, o HTML5 e JavaScript. Para tanto a companhia Mozilla Mozilla tem a expectativa que esta plataforma Firefox Os recebe muito apoio e também interesses de outros desenvolvedores, que já são dominadores das linguagens deste universo.

Hoje a Mozilla tem mais de 8 milhões de desenvolvedores que são seus associados, entre eles se destaca a Telefônica/Vivo que desejam trazer o sistema Firefox OS para cá.