sexta-feira, abril 26, 2024
HomeTecnologiaMozilla anuncia que vai desenvolver seu próprio sistema operacional para dispositivos móveis

Mozilla anuncia que vai desenvolver seu próprio sistema operacional para dispositivos móveis

Para competir com a tecnologia vendida para aparelhos smartphones e tablets, a empresa responsável pelo desenvolvimento do navegador Mozilla Firefox, a própria Fundação Mozilla, anunciou que vai criar o seu sistema operacional que poderá ser usado em tais dispositivos eletrônicos. A intenção é competir com as empresas Apple, Google, entre outras, que contam com sistemas operacionais próprios vendidos com os aparelhos móveis. Até o momento, o nome escolhido pela Mozilla para o seu sistema operacional é Boot to Gecko.

De acordo com informações prestadas pelos desenvolvedores da Mozilla, o sistema operacional será projetado em código aberto, ou seja, ele poderá receber alterações dos próprios usuários que entendem a prática da programação. Segundo um dos envolvidos no projeto, Andreas Gal, “vamos fazer isso abertamente, liberando o código fonte em tempo real aos usuários.” Além disso, os aplicativos desenvolvidos para o Mozilla devem funcionar na plataforma para os dispositivos portáteis.

Como uma estratégia para garantir que o novo sistema operacional será compatível com os produtos já existentes no mercado, a Mozilla decidiu incorporar parte do cógido do sistema Android no seu próprio Boot to Gecko. Isso vai garantir que o novo produto possa ser usado nos aparelhos que já estão à venda.

Conforme os smartphones vão ganhando popularidade entre os consumidores e novas tecnologias, como os tablets, surgem, empresas que desenvolvem sistemas vem competindo cada vez mais o mercado das inovações tecnológicas. A Google, a Apple e a Microsoft se colocam como as principais concorrentes, mas, aos poucos, outros nomes entram com mais opções para os clientes.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias