Publicado em: quinta-feira, 23/02/2012

Mozilla abrirá loja de aplicativos na próxima semana

A Fundação Mozilla, responsável pelo Firefox, divulgou que irá abrir sua loja de aplicativos para os desenvolvedores na semana que vem durante o evento Mobile World Congress, que será feito em Barcelona, na Espanha.

Os desenvolvedores de aplicativos poderão mostrar suas criações para a Mozilla na próxima semana, e a própria empresa irá analisar os aplicativos antes de colocados em sua loja virtual para os consumidores.

Em um comunicado oficial, a Mozilla informou que sua loja irá disponibilizar tecnologias de web abertas, como, por exemplo, HTML5, em que os desenvolvedores poderão escrever seus aplicativos somente uma vez para que este possa funcionar em qualquer dispositivo ou plataforma. Os consumidores, no entanto, poderão comprar determinado aplicativo somente uma vez e utilizá-lo em qualquer dispositivo que desejarem.

Games e música serão disponibilizados na loja

De acordo com o comunicado da Mozilla, os aplicativos que serão disponibilizados serão bem variados como jogos, serviços de músicas e produtividade. Os consumidores poderão começar a fazer suas compras dos aplicativos da loja somente no final do ano, quando ela for aberta oficialmente para todo o público que quiser consumir os produtos.

A loja virtual da Mozilla foi divulgada em março do ano passado, depois do lançamento da Chrome Web Store, que é a loja de aplicativos do Google. Naquele período, a Mozilla até mostrou um vídeo em que apresentava alguns detalhes sobre sua loja, como a oportunidade de instalar widgets dos aplicativos em sua área de trabalho. Porém, esta ferramenta pode não estar disponível na versão oficial da loja.