Publicado em: quarta-feira, 16/11/2011

Movimentos de combate a corrupção marcam feriado

Nesta terça-feira, dia 15 de novembro, muitas pessoas aproveitaram o feriado da Proclamação da República para realizarem protestos contra a corrupção em pelo menos 33 cidades do país. Fortaleza foi uma delas e reuniu no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, vários manifestantes às 15h, que manifestaram contra a má utilização dos recursos públicos.

As pessoas que manifestavam defendiam a validação do projeto Ficha Limpa para as próximas eleições, que acontecem em 2012. Os manifestantes também solicitavam a aprovação do projeto de lei do senador Pedro Taques. Este projeto prevê que os crimes de corrupção são hediondos e aumenta a pena deste crime para 12 anos de prisão, ao invés de quatro.

O movimento realizado ontem teve mais adesão do que os outros que aconteceram nos dias 7 de setembro e 12 de outubro com o mesmo propósito. Segundo a Polícia Militar, aproximadamente mil pessoas estavam no protesto feito por grupos como Unidos Contra a Corrupção a Ação Cearense de Combate a Corrupção e à Impunidade (ACCI).

De acordo com o coordenador da ACCI, Francisco de Assis Soares, estes movimentos tem tudo para se tornarem permanentes. Ele afirma que esta é a etapa de conscientização e mobilização, e a próxima etapa é a ação. O coordenador conta que o objetivo é a criação de grupos que façam a fiscalização das contas públicas.