quarta-feira, abril 24, 2024
HomeBrasilMostra Cacá Diegues exibe A Grande Cidade

Mostra Cacá Diegues exibe A Grande Cidade

Mostra Cacá Diegues Carlos Diegues, mais conhecido como Cacá, é um dos mais importantes diretores de cinema brasileiro. Com mais de 50 anos de carreira é considerado, ao lado de Glauber Rocha, Leon Hirzman, Paulo Cezar Saraceni e Nelson Pereira dos Santos, um fundadores do Cinema Novo.

Nasceu em Maceió, Alagoas, em 19 de maio de 1940. Mudou-se para o Rio de Janeiro ainda criança, e foi onde sua vocação surgiu e se consolidou. Lá, criou um cineclube e passou a fazer experiências amadoras. Em 1962, seu curta metragem Escola de Samba Alegria de Viver fez parte do clássico filme Cinco Vezes Favela. A partir daí seus filmes correram festivais pelo mundo afora, como os de Cannes, Toronto, Veneza, Nova York e Berlim, e ganharam inúmeros prêmios e menções honrosas.

Respeitado e premiado, o trabalho de Cacá Diegues retrata e valoriza a cultura brasileira, contando com uma forte presença feminina em suas obras. Percebe-se ainda uma certa resistência intelectual, e o engajamento e esforço no sentido de criar políticas audiovisuais nacionalmente.
Desde o dia 25 de novembro de 2013, o Canal Brasil exibe 14 filmes marcantes da obra do cineasta, 8 deles totalmente remasterizados. Os filmes passam nas segundas, meia-noite e quinze, e os selecionados foram: Escola de Samba Alegria de Viver (1962); Ganga Zumba (1964); A Grande Cidade (1966); Os Herdeiros (1969); Joanna Francesa (1973); Xica da Silva (1976); Chuvas de Verão (1978); Bye Bye Brasil (1979); Quilombo (1984); Dias Melhores Virão (1989); Veja Esta Canção (1994); Tieta do Agreste (1996); Orfeu (1999) e Deus É Brasileiro (2002).

Sinopse

A Grande Cidade é um clássico do Cinema Novo. É a história de Luzia (Anecy Rocha) que abandona o nordeste e vai para o Rio de Janeiro atrás de seu noivo Jasão (Leonardo Villar). No decorrer da busca, Luzia conhece Calunga, um malandro carioca que lhe introduz a cidade e Inácio (Joel Barcellos), outro nordestino que só pensa em voltar para sua cidade natal. O sonho da metrópole desaba quando Luzia descobre que Jasão mora em uma favela, está envolvido com negócios ilícitos e é um fugitivo da polícia.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias