Publicado em: sábado, 07/04/2012

Morre presidente do Malaui aos 78 anos

Nesta sexta-feira (6), o presidente do Malaui, Bingu wa Mutharika, morreu aos 78 anos. O falecimento aconteceu após o presidente ter sofrido um ataque cardíaco na quinta-feira. Um funcionário do hospital Lilongwe disse para a agência France Press que, os médicos tentaram reanimá-lo por duas horas, mas o presidente do país faleceu pouco após a meia-noite.

O corpo de Bingu wa Mutharika foi levado para a África do Sul, onde será embalsamado. Segundo a Constituição do Malaui, o governo do país deverá ser assumido pela vice-presidente Joyce Banda. Ela ficará no cargo até as próximas eleições, que acontecem em 2014. No entanto, por ora, o clima é de suspense quanto à sucessão da presidência, já que o governo não se pronunciou sobre o assunto.

Boatos

Desde que Mutharika sofreu o ataque cardíaco, a nação do país mais pobre da África austral se viu em uma série de boatos. Uma rádio chegou a dizer aos ouvintes que o presidente havia sido levado para a África do Sul. No entanto, os jornalistas que estavam no aeroporto de Lilongwe disseram que foram retirados do local antes de ver o avião partir.

Para alguns, a falta de informação se deve como uma tentativa do governo de se esquivar do assunto da sucessão. Isso porque Joyce Banda foi retirada do partido pelo próprio Mutharika, que colocou seu irmão como seu sucessor. A exclusão de Banda fez com que muitos acreditassem que o então presidente queria concentrar o poder.