Publicado em: quinta-feira, 05/04/2012

Morre pioneiro dos amplificadores de guitarra Jim Marshall

Nesta quinta-feira (5), o site oficial de Jim Marshall confirmou a morte do inglês que foi o pioneiro na criação dos amplificadores de guitarra. Marshall estava com 88 anos e era conhecido pelo apelido do “pai do barulho”. Ele foi o criador dos equipamentos utilizados por diversos astros do cenário rock’n’roll. O comunicado feito pelo site lamenta o falecimento de Marshall.

“É com profundo pesar que anunciamos o falecimento do nosso amado fundador e líder nos últimos 50 anos, Jim Marshall. Saudamos também um homem lendário que levou uma vida plena e verdadeiramente notável”, dizem as palavras do comunicado feito hoje.

Astros escolhiam seus amplificadores

Jim Marshall é considerado por muitos como o grande responsável pelo “som do rock”. Isso porque é dele a criação dos amplificadores que transmitem os potentes sons das guitarras e fazem o público delirar. Inúmeros guitarristas de renome escolhiam os amplificadores de Marshall. Entre eles está o ex-Guns N’Roses, Slash, Jimi Hendrix e Eric Clapton.

No ano de 1984, Jim Marshall recebeu o título de “Queens Award for Export” da rainha, sendo que esta honra foi lhe dada como reconhecimento pelo seu trabalho como exportador e empresário. Em setembro, para o aniversário de 50 anos da companhia de Marshall, algumas bandas já estavam confirmadas, entre elas The Cult, Iron Maiden, Whitsnake e Spliknot.