Publicado em: terça-feira, 16/04/2013

Morre atriz Cleyde Yáconis aos 89 anos

Morre atriz Cleyde Yáconis aos 89 anosA atriz Cleyde Yáconis faleceu na noite da última segunda-feira (15). Ela estava no Hospital Sírio Libanês internada desde outubro do ano passado, após sofrer uma esquemia.

Seu último trabalho na televisão foi em 2010, com a novela “Passione”, em 2010, da Rede Globo, interpretando a rabugenta personagem Brígida Gouveia.

O corpo da atriz será velado nesta terça-feira (16), na casa da atriz no distrito de Jordanésia, município de Cajamar.

Em julho de 2010, a atriz havia sofrido uma queda e fraturou a cabeça do fêmur. Na ocasião, Cleyde passou por uma cirurgia no Hospital Barra D’Or, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro e teve que ficar internada por seis dias.

Carreira

Cleyde Yáconis estreiou como atriz na televisão em 1966, na TV Paulista. Ela começou a ficar famosa quando entrou na TV Tupi fazendo participações em clássicos da novela brasileira como “O amor tem cara de mulher” (1966), “Mulheres de areia” (1973) e “Gaivotas” (1979).

Entre seus trabalhos na Rede Globo estão Rainha da Sucata, novela de 1990, Vamp, em 1991 e as Filhas da Mãe, em 2001. Em 2006 ela participou da novela Cidadão Brasileiro, da Record. O último trabalho foi na Rede Globo, na novela Passione, em 2010.

Seu sobrinho neto Guilherme Becker lamentou muito a morte da atriz, dizendo que nós perdemos uma das maiores referências do teatro e da novela brasileira. Ele afirmou que sua tia avó colaborou muito com a cultura brasileira ao lado de sua avó, Cacilda Becker (irmã de Cleyde Yáconis). Guilherme diz que torce para o Brasil encontrar outras ‘Cleydes’. Becker diz que no futuro deseja homenagear as irmãs fazendo uma peça chamada Cleyde e Cacilda.

O ator Elias Gleizer que atuou ao lado de Cleyde em Passione lamentou o falecimento da amiga expressando seus sentimentos pelo Twitter. Ele afirma que a amizade dos dois tinha muitos e muitos anos e que era fora de série.