Publicado em: segunda-feira, 07/04/2014

Morre aos 66 anos, o ator e diretor José Wilker

Morre aos 66 anos, o ator e diretor José WilkerUma perda na madrugada do último sábado (5), pegou de surpresa familiares e admiradores do ator e diretor José Wilker que morreu, aos 67 anos no Rio de Janeiro.

Wilker sofreu um infarto fulminante. O ator ficou conhecido por trabalhos marcantes em novelas como “Roque Santeiro”, em que interpretou o personagem-título, e “Senhora do destino”, e também no qual interpretou o bicheiro Giovanni Improtta. Assim como na televisão, ele também protagonizou no cinema, fazendo filmes como “Bye bye Brasil” e viveu o Vadinho de “Dona Flor e seus dois maridos”.

José Wilker faleceu no apartamento da namorada, Claudia Montenegro, em Ipanema, na Zona Sul. De acordo com o produtor e amigo Cláudio Rangel, o velório está previsto para acontecer às 23h30 deste sábado, depois da liberação do corpo, e seguirá até as 15h de domingo (6), será aberto ao público. A cremação será no Memorial do Carmo, no Caju, às 18h.

Sua última atuação em novelas foi no ano passado, em “Amor à vida”, do diretor Walcyr Carrasco, ele viveu o médico Herbert. Já no ano de 2012, ele foi o coronel Jesuíno no remake de “Gabriela”, que foi baseado no livro “Gabriela Cravo e Canela”, escrito por Jorge Amado. Sua versão original foi exibida em 1975, ele fez o Mundinho Falcão. Participou de uma média de 30 novelas na rede Globo.

Trajetória

O amado ator e diretor José Wilker, nasceu em Juazeiro do Norte no dia 20 de agosto de 1946 e se mudou com a família, ainda quando criança, para o Recife. Sua mãe, Raimunda, era dona de casa, e o pai, Severino, caixeiro viajante.

O primeiro trabalho de Wilker foi feito quando ele tinha apenas 13 anos, e atuou como figurante no teleteatro da TV Rádio Clube, do Recife. No site “Memória Globo, durante um depoimento, ele lembrou da época dizendo: “Ficava por ali aguardando alguma ponta”. Sua aparição inicial foi como cobrador de jornal na peça “Um bonde chamado desejo”, produzida por Tennessee Williams.