Publicado em: segunda-feira, 19/03/2012

Moradores de bairro nobre de SP fazem ‘panelaço’

Durante a manhã deste domingo (18), os moradores do bairro nobre Itaim Bibi, na zona oeste de São Paulo, realizaram um “panelaço” exigindo mais segurança no local. A manifestação foi organizada através de redes sociais e conseguiu reunir mais de 250 pessoas, de acordo com as estimativas feitas pela policia militar da capital.

Os habitantes do bairro se vestiram de branco e utilizaram apitos e panelas para chamar a atenção das autoridades. Por volta das 11h, o grupo se encontrou no parque do Povo, e aos de “Queremos paz, queremos proteção”, as pessoas soltaram balões brancos, antes de darem inicio a um abaixo-assinado visando mais policiamento na região.

Depois disso, os moradores atravessaram todo o parque e em seguida tomaram conta de uma faixa de pedestres localizada na avenida Cidade Jardim. Os motoristas que precisavam trafegar pela avenida queixaram-se e buzinaram muito para que os manifestantes saíssem do local e liberassem a passagem para os veículos. Então o grupo seguiu em uma caminhada através de ruas que ficam perto da avenida Horário Lafer, que está bem em frente à principal entrada do parque.

De acordo com a designer Rita Peano, de 45 anos, o protesto foi motivado por causa dos constantes assaltos que são realizados na região. Ela é uma das organizadoras do movimento e declarou que todas as pessoas que vivem no bairro têm sentido muito medo de sair de casa, devido à falta de segurança. “Todo dia tinha alguém reclamando na internet de uma situação de violência que aconteceu com um irmão, um amigo”, lamentou a designer.

Além dos moradores do bairro Itaim Bibi, a manifestação abrangeu também alguns moradores de regiões próximas dali, como Jardins e Morumbi, que também tem sofrido com assaltos em residências e estabelecimentos comerciais.