Publicado em: quinta-feira, 05/03/2015

Momofuku Ando – Google faz homenagem para inventor do macarrão instantâneo

Momofuku Ando – Na página inicial do maio motor de buscas da internet, o Google, o usuário encontra hoje mais um doodle especial e comemorativo. O logo de hoje foi pensado em homenagem ao 105º aniversário do criador do macarrão instantâneo, Momofuku Ando. Ando nasceu em Taiwan e foi o fundador presidente da renomada e ainda conhecida companhia que fabrica o popular miojo, a Nissin Food Products. A homenagem do Google ao criador do miojo só está disponível aos usuários que acessam de países em que o produto é muito popular, como o Japão e especialmente o Brasil.

Momofuku Ando nasceu em Taiwan nos anos 1910, período em que o país estava ocupado pelos japoneses. Ele cresceu na cidade de Tainan e foi apenas em 1948 que fundou a empresa que mais tarde viria a ser a famosa Nissin. A empresa começou na cidade de Ikeda, em Osaka, no Japão. Por conta do sucesso dos seus produtos, e sua invenção do miojo, Momofuku foi apelidado e reconhecido por muitos anos como o Rei dos Macarrões. Ando faleceu no ano de 2007, em 5 de janeiro, com 96 anos, depois de sofrer um inesperado e fulminante ataque cardíaco.Momofuku Ando - Google faz homenagem para inventor do macarrão instantâneo

O japonês ficou famoso pela criação do macarrão instantâneo, que se popularizou rapidamente no Japão, mas também fez muito sucesso no Brasil como miojo. No ano em que completou 48 anos, em agosto de 1958, Ando anunciou que havia conseguido finalmente aperfeiçoar o método que havia desenvolvido para fritura relâmpago, o que permite o cozimento rápido do miojo. Foi assim que ele inventou o macarrão instantâneo. Com essa técnica que ele desenvolveu, permitiu que um alimento de baixo custo fosse preparado de maneira prática, ficando pronto apenas ao acrescentar água quente.

Não foi difícil conquistar a popularização desse produto. O macarrão instantâneo é um prato típico na culinária do Japão, além de ter se popularizado em diversas partes do mundo. A preparação depende apenas de mergulhar a massa do miojo em uma panela com água quente, aguardando alguns minutos. Esse preparo rápido foi garantido pela técnica de Ando, que já comercializa o macarrão com um pré cozimento de fábrica.