Publicado em: quarta-feira, 11/07/2012

Moedas milenares são encontradas em Israel

Nesta quarta-feira (11), arqueólogos confirmaram a descoberta de um tesouro. Moedas milenares de ouro foram encontradas em meio a uma escavação em um terreno de Israel, local em que foram realizadas batalhas entre muçulmanos e cristãos pelo comando da Terra Santa nas cruzadas. As moedas foram encontradas nas ruínas de um castelo, localizado em Arsuf.

Este local era estratégico nas batalhas religiosas realizadas nos séculos 12 e 13. O material, composto por 108 moedas de ouro, forma uma das maiores coleções do estilo já encontradas em solo israelense. O tesouro estava dentro de um jarro de cerâmica embaixo de uma lajota nas ruínas do castelo, que está localizado a 15 quilômetros da cidade de Tel Aviv.

Moedas raras

De acordo com o professor da Universidade de Tel Aviv e chefe da escavação, Oren Tal, esta descoberta é rara porque não existe muito outro da época das cruzadas. As 108 moedas pesam aproximadamente 400 gramas e algumas delas foram fabricadas no Egito. O arqueólogo acredita que as moedas eram da Ordem de Mata, sendo que seus membros moravam no castelo.

O tesouro talvez fosse ser usado para pagar o arrendamento da propriedade ou poderia ser também o lucro de algumas atividades. De acordo com Oren Tal, as moedas encontradas irão servir para a realização de um estudo que resulte na compreensão das interações na economia atual.