Publicado em: quinta-feira, 15/09/2011

Mobilidade para Copa de 2014 preocupa governo

O Ministro dos Esportes, Orlando Silva, juntamente com a Ministra do Desenvolvimento, Miriam Belchior, os ministro-chefe da Secretaria da Aviação Civil, Wagner Bittencourt, apresentou um balanço do que vem sendo feito para a Copa do Mundo de 2014.

O tema abordado no relatório deste mês foi a mobilidade urbana, apontado pelas autoridades como um dos principais legados do Mundial para o evento. Entretanto, o balanço aponta que apenas cinco, das doze sedes, iniciaram suas obras de mobilidade.

Para o Ministro Orlando Silva, o atual estado da sobras deixa o governo em ‘estado de alerta’. Ainda assim, o ministro ressaltou que o governo tem se esforçado para garantir a realização das obras, como a liberação de verbas e aberturas de licitações.

As cidades que já iniciaram as obras de mobilidade são Rio de Janeiro, Porto Alegre, Cuiabá, Recife e Belo Horizonte. Em São Paulo, a maior obra é a do monotrilho, um trem com pneus que irá veicular por vias elevadas, e cujas obras estão previstas para iniciar em outubro deste ano.