Publicado em: quarta-feira, 29/02/2012

Mitt Romney vence primárias republicanas em Michigan e no Arizona

Nesta terça-feira (28), o pré-candidato republicano as eleições presidenciais dos Estados Unidos, Mitt Romney, conseguiu vencer as primárias contra Rick Santorum em Michigan e também no Arizona. No entanto, todas as atenções estavam voltadas para as primárias de Michigan, estado em que Romney cresceu que seria o principal teste para o pré-candidato em sua busca para enfrentar o presidente democrata Barack Obama nas eleições deste ano.

Romney lidera a disputa entre os pré-candidatos republicanos com a conquista de ontem. As emissoras de TV norte-americanas anunciaram a vitória de Romney aproximadamente uma hora e meia após as urnas serem fechadas. Depois de feita a apuração em 91% dos distritos em que as votações foram feitas, Romney obtinha 41% dos votos e Santorum, 38%.

Romney afirma que vitória foi suficiente

O congressista Ron Paul, por sua vez, conquistou 12% dos votos, e o ex-presidente da câmara dos deputados, Newt Gingrich, totalizou 7%. Em seu discurso aos simpatizantes, Romney afirma que a vitória não foi com larga vantagem, porém foi suficiente, “e é isso que conta”. Com esta vitória, o pré-candidato já se prepara para enfrentar a “Super Terça”, na próxima semana, em que 10 Estados irão votar nas primárias republicanas.

Romney toma fôlego com esta vitória e assume a liderança da disputa. Santurom estava liderando nas pesquisas eleitorais do país depois de venceu as primeiras em Minnesota, Missouri e Colorado. O indicado pelo Partido Republicano irá disputar a eleição presidencial contra Barack Obama no dia 6 de outubro.