Publicado em: segunda-feira, 30/07/2012

Mitt Romney apresenta Jerusalém como capital israelense em discurso

Mitt Romney apresenta Jerusalém como capital israelense em discursoO candidato republicano para as eleições presidenciais dos Estados Unidos, Mitt Romney, apresentou a cidade de Jerusalém como a capital de Israel em seu discurso, realizado no último domingo (29). Durante a fala, Romney afirmou que estava muito emocionado por estar na capital israelense. A declaração foi feita ao lado do prefeito de Jerusalém, Nir Barkt.

O discurso de Romney surpreendeu porque os Estados Unidos não considera de maneira oficial que a capital do país seja Jerusalém. A embaixada norte-americana, assim como a de vários países que possuem representação em Israel, está localizada em Tel Aviv. A transferência da embaixada para Jerusalém já foi discutida como uma possibilidade.

Declaração de Obama

O atual presidente dos Estados Unidos e candidato a reeleição, Barack Obama, também chamou Jerusalém de capital em 2008, quando visitou o país. Na época, ele afirmou que considera a cidade como a capital israelense, no entanto esta é uma questão relacionada com o acordo de paz que existe entre os palestinos e israelenses.

Em 1967, Israel conseguiu conquistar a Jerusalém Oriental em uma guerra. Mais de 200 mil pessoas moram nesta região, em que foram construídos bairros. Os palestinos, no entanto, querem que Jerusalém Oriental seja a capital do país que desejam criar. O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, afirma que dividir a cidade é uma hipótese que não existe.