Publicado em: sexta-feira, 19/10/2012

Ministro da Educação analisa diferencial da melhor escola pública no exame do Ideb

Ministro da Educação analisa diferencial da melhor escola pública no exame do IdebNesta quinta-feira (18) o Ministro da Educação Aloizio Mercadante fez uma visita à escola Altamiro Guimarães, no município de Antônio Carlos, na grande Florianópolis. Os estudantes da escola do ensino fundamental tiraram a nota 7,4 no Indice de Desenvolvimento de Educação Básica (IDEB). A visita foi uma forma de analisar o que a escola tem de diferencial, para que isto tenha aplicação no ensino brasileiro.

Esta visita à escola é parte do início da 3ª Reunião do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) deste ano, que acontece até hoje (19), e terminará após ser apresentado o Programa da Educação Prisional. O debate do encontro será as mudanças no ensino médio estatal.

No plano inicial deste estudo, os secretários da Educação fazem a defesa para que o Ensino Médio seja reformulado, e contenha aulas em tempo integral, formação para os professores, que o Magistério seja valorizado, avaliações, infraestruturas e programas que integrem o Ensino Médio com a Educação Profissional, Jovens do Futuro, Ensino Médio Inovador e noturno e Educação de Jovens e Adultos entre outros.

Mercadante disse que o Governo Federal está fazendo o apoio para diversas projetos que os estados tem para que o Ensino Médio seja fortalecido. Ele ainda afirmou que há um grande desafio em toda essa discussão. E o papel do governo é de estar junto para que os problemas sejam solucionados. O ministro ainda disse que é importante que o currículo do ensino médio seja reformado, para que atenda os novos requerimentos que a sociedade faz.

Sobre o ensino integral, Mercadante disse que é necessário estabelecer um formato padrão para o ensino. Ele disse que o Ensino Médio em países desenvolvidos está atrelado com esse tipo de ensino em tempo integral, que segundo ele o governo busca realizar isso como uma prioridade.