Publicado em: sábado, 03/12/2011

Ministério lança Carta SUS para avaliação de serviços

O Ministério da Saúde lançou na noite desta quinta-feira (1), um novo mecanismo que deve funcionar como uma canal de críticas, sugestões e denuncias para todos os serviços prestados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O anuncio foi feito durante a 14ª Conferência Nacional de Saúde, que acontece em Brasília. A “Carta SUS” será uma parceria feita junto aos Correios, e todos os pacientes que passarem pelas instituições de saúde pública poderão retirar o documento para avaliar os serviços prestados. O envio é como porte-pago, e não terá custo algum.

O usuários dos serviços do SUS deveram responder a cinco perguntas que abordam a qualidade do hospital, o atendimento realizado pela equipe de saúde, como o paciente foi tratado durante a sua permanência e ainda se recomendaria o local para alguém. Além disso, é possível ainda descrever o atendimento e denunciar mau atendimento.

A Carta SUS ainda vai conter com informações sobre a entrada do paciente no hospital, o dia da alta e também a casa da internação. O Ministério recomenda que a pessoa confira se todos os dados estão corretos para a melhor avaliação do local.

A produção do documento e o envio para os hospitais será de responsabilidade dos Correios. A expectativa é que estejam disponíveis cerca de um milhão de cartas por mês em todos os hospitais que recebem o atendimento do SUS. O relatório de avaliação estará disponível de forma online para que a pessoa possam conferir quais são os locais que prestam o melhor atendimento ao paciente.