Publicado em: quarta-feira, 06/07/2011

Ministério dos Transportes: comissões aprovam audiência com Nascimento

Foi aprovada nesta quarta-feira (06) pela Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados a organização de uma audiência pública com o ministro dos transportes, Alfredo Nascimento, e com o diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Luiz Antônio Pagot, que atualmente se encontra afastado do seu cargo. O motivo para a audiência em conjunto é tentar obter resposta que esclareçam as denúncias feitas sobre o superfaturamento de obras do Ministério.

A proposta para a audiência conjunta foi feita pelo deputado Wellington Roberto (PR-PB), que mostra a iniciativa saindo do próprio partido do ministro. Apesar de confirmada, a audiência ainda não tem data definida. A única definição é que a Comissão da Câmara deve ser realizada antes do recesso parlamentar, que começa no dia 15 de julho. As comissões que participarão em conjunto serão as de Fiscalização Financeira, Viação e Transportes e de Administração e Serviço Público.

Além desta, a Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle do Senado também aprovou o convite para que o ministro dos transportes fale sobre o mesmo assunto. Nesse caso, o convite foi feito pelos senadores Pedro Taques (PDT-MT) e Randolfe Rodrigues (PSOL-AP). Na sequência, os outros funcionários afastados também serão convidados para falar à Comissão.

Apesar da decisão da presidente Dilma Housseff (PT) em manter Nascimento no seu cargo, líderes da oposição pedem que o ministro seja afastado imediatamente. Dilma afirmou em nota oficial que tem confiança no ministro e que ele deve encabeçar as apurações.