Publicado em: quinta-feira, 19/01/2012

Ministério da Saúde irá distribuir lote de vacina antirrábica

O Ministério da Saúde informou nesta quarta-feira (18) que até o final do mês de fevereiro, deverão ser entregues cerca de 30 milhões de doses de vacinas antirrábicas. Todos os estados do país serão beneficiados.

Em 2010, a entrega das vacinas para serem aplicadas em gatos e cães foi suspensa país serem apresentadas diversas reações adversas em animais imunizados. A vacina utilizada chegou a causar a morte em diversos animais. Em 2011, apenas os municípios que apresentaram circulação do vírus receberam as doses.

O secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, comentou que as doses da vacina distribuída neste ano são “parte produzidas no Brasil, parte importadas”. Ele ainda comentou que para comprovar a eficiência da vacina e também os efeitos colaterais, o laboratório responsável pela produção realizou mais testes. Já a parte importada é pré-qualificada pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Barbosa ainda disse que como não existe uma campanha nacional de imunização contra o vírus da raiva, os municípios deverão criar um calendário próprio a partir de maio. “O problema da transmissão da raiva são aquelas cidades com muitos cães errantes, sem um dono. Esse cão nunca é levado para vacinar. A vacinação de animais é uma medida importante, mas nunca é 100% efetiva. Por isso, temos que recomendar às pessoas que, em caso de agressão de cão, gato ou morcego, procurar imediatamente o posto de saúde”, destacou o secretário.