Publicado em: quinta-feira, 24/11/2011

Ministério da Saúde cria aplicativo para encontrar doadores de sangue na internet

Nesta sexta-feira (25), o Ministério da Saúde comemora o Dia Nacional do Doadores Voluntário de Sangue, e para incentivar o número de doações e chamar novos doadores, foi criado um aplicativo para o Facebook aonde é possível cadastrar novos interessados. Os usuários podem acessar a página do Ministério na rede social para se inscrever.

O aplicativo foi criado para que o voluntário possa informar o seu tipo sanguíneo e ainda falar que está aptos a fazer novas doações. Com o recurso, os hemocentros poderão ter acesso ao banco de dados e convocar os voluntários inscritos quando forem precisas novas doenças.

Para os internautas, será possível conferir se os amigos estão inscritos e ainda qual o seu tio sanguíneo. Também será possível convidar e incentivar novas pessoas a fazer a doença de sangue. “Temos que usar as redes sociais para mobilizar e engajar as pessoas”, comentou o coordenador geral da área de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde, Guilherme Genovez. “Precisamos fazer com que a ideia seja multiplicada e alcance o maior número de candidatos virtuais.”

Segundo o Ministério, o país tem hoje 1,9% de doadores regulares. O índice é considerado insuficiente para cumprir as necessidades do país. por ano, são coletadas 3,6 milhões de bolsa de ano. A expetativa é que com o aplicativo a meta seja atingida, de 3,7 milhões de ano. De acordo com o Ministério, de casa brasileiros realizasse apenas duas doações ao ano, o Brasil não sofreria com a falta de sangue para transfusões.