Publicado em: terça-feira, 24/01/2012

Ministério da Saúde cria ação contra obesidade infantil em escolas brasileiras

Entre os dias 5 e 9 de março, o Ministério da Saúde realiza a primeira edição da Semana de Mobilização Saúde na Escola, aplicada em mais de 2 mil municípios brasileiros. neste ano, o tema será obesidade infantil.

A Semana foi anunciada pela presidente Dilma Rousseff nesta segunda-feira (23) durante a sua participação semanal no programa de rádio Café com a Presidenta. Ela comentou que mais de 50 mil escolas estão comprometidas a participar do programa que busca avaliar o estado das saúde de crianças e jovens em idade escolar.

“Queremos, nessa semana, envolver também os pais para debater um problema que já afeta 1/5 da população infantil. Reduzindo a obesidade infantil, nós vamos prevenir outras doenças que podem ocorrer no futuro, como a hipertensão e a diabetes”.

A partir deste ano, o ministério deve intensificar o número de ações e programas destinado a promoção da saúde, prevenção e controle da obesidade em todas as escolas da rede de ensono público do país. ao todo, mais de 11 milhões de estudantes com idade entre 5 e 19 anos deverão participar da ação que está integrada junto ao Programa saúde da escola (PSE).