Publicado em: sábado, 05/11/2011

Ministério da Saúde anuncia 34 academias da saúde no MS

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha anunciou nesta sexta-feira (4) que 30 municípios do Mato Grosso do Sul devem participar do Programa Academia da Saúde, responsável por estimular a construção de espaços destinados ao lazer e a prática de atividades físicas. O Brasil deve receber nos próximos anos cerca de 2 mil unidades que serão instaladas em 1.828 municípios brasileiros.

O anúncio foi feito durante a 11ª Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças (Expoepi), que acontece em Brasília e conta com a participação Secretaria de Estado de Saúde do mato Grosso do Sul.

Segundo o estudo Vigitial de 2010, 16,4% da população brasileira é sedentária, sendo que 15% do total de adultos realiza alguma prática esportiva em seu tempo livre.

“As Academias da Saúde são mais do que espaços públicos de lazer: trata-se de meios de acesso às práticas corporais pela maioria da população, com impacto direto na qualidade de vida e na saúde das pessoas”, disse Padilha. O ministro ainda comentou que a construção dos pólos do programa faz parte de uma das estratégias do governo federal para promover a saúde e também prevenir o número de mortes causas pelas Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), que faz parte do Plano de Ações Estratégicas para Enfrentamento.