Publicado em: sexta-feira, 14/10/2011

Ministério da Saúde ampliou o acesso a medicamentos gratuitos em 625% na Paraíba

No mês de setembro, os pacientes atendidos pelo programa que distribuído de form. gratuita 11 tipos de remédios para o tratamento de diabetes e hipertensão teve a sua área de cobertura ampliada em 625%. Segundo os índices do Ministério da Saúde, o total de atendimentos que era de 5.669 em janeiro passou para 41.114 em setembro passado.

Já no Brasil, beneficiou conseguiu crescer 239 no mesmo período de tempo. Em janeiro, o programa Saúde Não em Preço chegava a 853.181 brasileiros, e setembro o total foi de 29 bilhões de pessoas. Desde o começou do ano, cerca de 6 milhões de pacientes conseguiram receber a medicação sem precisar fazer o pagamento por ela.

Segundo o Ministério, quando projeto ainda não existia, os remédios podiam ser encontrados em até 90% de descontos em todas as drogarias e farmácias que possui credenciamento junto ao projeto Aqui Tem Farmácia Popular. Os pacientes podem fazer a retirada com a receita média, o cartão do CPF e um documento oficial com foto.

Na Paraíba, o total de pessoa com diabetes que foram beneficiadas pelo programa conseguiu crescer 565%, com 9.766 atendimentos em setembro. Já a medicação utilizada para a hipertensão cresceu 656%., com mais de 36 mil benefícios.

“Essas doenças, por terem prevalência alta e estarem intimamente ligadas aos novos hábitos dos brasileiros, merecem atenção redobrada. A ampliação contínua do acesso aos medicamentos, comprovada pelos números do programa, representa uma melhora significativa na vida dos brasileiros”, comentou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.