quinta-feira, abril 25, 2024
HomeEntretenimentoMies van der Roher recebe homenagem do Google em seu 126° aniversário

Mies van der Roher recebe homenagem do Google em seu 126° aniversário

Mies van der RoherA homenagem de hoje do Google vai para o arquiteto Mies van der Rohe, que comemoraria 126 anos hoje, terça-feira (27). Para a comemoração, o doodle de hoje é um prédio retangular, feito de aço e vidro, uma reprodução do projeto Crown Hall.

Mies nasceu na Alemanha, sendo naturalizado nos Estados Unidos anos mais tarde. Rohe foi considerado, no século 20, um dos maiores arquitetos do século. No ano de 1907, Mies fez a Casa Riehl, a primeira edificação de sua carreira.

Nos próximos anos, Mies seguiu elaborando projetos importantes e famosos, como o Pavilhão Alemão de Barcelona. Já em 1930, Rohe assumiu a direção da mais renomada escola de design, artes plásticas e arquitetura da Alemanha, a Bauhaus.

Ele usou a combinação entre cimento e estruturas de aço nas suas primeiras obras, casas e galpões industriais. Entretanto, o ideal estético de Mies também incluía o uso de materiais nobres, como por exemplo, mármore travertino, ônix ou aço cromado. A intenção era desenvolver um estilo novo, que representasse os tempos modernos.

No ano de 1938, Rohe viajou para os Estados Unidos com a missão de comandar o Instituto Armour, onde a sua principal missão era realizar um novo Plano Piloto para o campus ITI, onde estão localizados a maioria dos projetos.

As homenagens

O doodle é uma forma encontrada pelo Google de homenagear datas importantes, como a de aniversários de personalidades e de descobertas significativas para a humanidade. Até o momento, mais de mil homenagens foram desenvolvidas.

O motor de busca já usou os doodles para homenagear cientistas e artistas, além também de datas comemorativas, como a do jogo de Pac Man, desenvolvido em maio de 2011, em homenagem aos 30 anos do jogo.

Outro doodle que chamou a atenção foi uma guitarra interativa, que comemorava o guitarrista americano Les Paul, que completaria 96 anos. O logo podia ser tocada se o internauta passasse o cursor do mouse em cima das cordas.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias