Publicado em: terça-feira, 27/03/2012

Mies van der Rohe é homenageado pelo Google

Mies van der Rohe homenageadoO arquiteto alemão Ludwig Mies van der Rohe recebeu uma homenagem do Google nesta terça-feira (27), data em que estaria completando o seu 126° aniversário, caso ainda estivesse vivo.

A homenagem, em forma de doodle, está disponível na página inicial do buscador do Google, aonde os internautas poderão ver o logotipo do site dentro de prédio, com traços e materiais característicos aos daqueles que eram utilizados nas obras de Mies van der Rohe. As letras do Google, neste caso, estão dentro de um prédio retangular, que é feito de vidro e aço.

Vida e obra de Mis van der Rohe

Mis van der Rohe nasceu em 27 de março do ano de 1886 na cidade de Aachen, na Alemanha, e seu nome é considerado um dos mais importantes quando o assunto é a arquitetura mundial do século XX, ocupando espaço de destaque ao lado de nomes como Frank Lloyd Wright e Le Corbusier.

O arquiteto foi naturalizado estadounidense e é ganhou destaque mundial também por algumas frases que criou e que demonstravam bem o seu estilo como, por exemplo, “less is more” (em português “menos é mais) ou “God is in the details” (em português, “Deus está nos detalhes”).

Trabalhos de Mies van der Rohe

Em seus trabalhos, Mies van der Rohe tinha uma abordagem racional e utilizava os conceitos do minimalismo. Uma das obras mais conhecidas de Mies van der Roher é o pavilhão alemão dentro da Feira Mundial de Barcelona, que foi construído no ano de 1929.

Mies van der Rohe morreu na cidade de Chicago, nos Estados Unidos, país onde vivia desde 1933, em 17 de agosto de 1969. Seu último trabalho de grande destaque foi o Neue Nationalgalerie instalado em Berlim, na Alemanha.

Homenagens do Google

Em datas importantes e comemorativas, o Google presta uma homenagem a fatos e pessoas que foram relevantes à história mundial com os doodles, figuras que remetem à data comemorada, mas que, ao mesmo tempo, possuem as características da marca que geralmente podem ser encontradas na página inicial do seu motor de busca. Algumas dessas homenagens foram muito comentadas pelos internautas do mundo inteiro, como o doodle que homenageou a criação do jogo de videogame Pac Man.