Publicado em: segunda-feira, 07/05/2012

Mídia norte-americana comenta sobre vitória de Hollande

Nesta segunda-feia (7), a imprensa dos Estados Unidos colocou suas atenções na vitória do candidato socialista, François Hollande, contra Nicolas Sarkozy nas eleições francesas, que aconteceram neste domingo (6). Para a mídia norte-americana, a vitória do Hollande é vista como um desafio contra a austeridade alemã na busca para solução a crise do euro.

O “The New York Times” publicou uma fotografia de dois militantes de Hollande, que agitavam uma bandeira vermelha enquanto os resultados da votação eram anunciados na Praça da Bastilha, em Paris. O periódico ressaltou a austeridade que será enfrentada pelo socialista, sendo que este prometeu ao eleitorado que irá reequilibrar a economia francesa.

Comparação

Já o “The Washington Post” fez, em sua publicação, um comparativo da França com a Grécia, país em que também foram feitas eleições ontem. Ambos os países elegeram partidos que vão contra a austeridade adotada anteriormente como medida contra a crise. Isso mostra que os eleitores rejeitam a iniciativa que visa estabilizar as finanças.

O “The Washington Post” chamou Hollande de “socialista moderado de sorriso fácil”, dizendo que este conseguiu a vitória sobre Nicolas Sarcozy. O jornal se referiu ao ex-presidente como conservador que teve seu mandato enfraquecido não somente pela crise do euro como também por sua “combatividade pessoal”.