Publicado em: sábado, 29/03/2014

Microsoft lança Office para iPad

Microsoft lança Office para iPadNesta quinta-feira, 27 de março, após meses de espera, a Microsoft finalmente fez o lançamento oficial da suíte de aplicativos Office para iPad. A empresa já disponibilizou para download, gratuitamente, as versões de Power Point, Excel e Word. Os aplicativos podem ser encontrados na Apple Store, mas as versões gratuitas possuem uma série de restrições.

Dispositivos móveis e nuvem

Segundo o presidente da Microsoft, Satya Nadella, o novo lançamento da empresa mostra a preocupação da Microsoft com trabalhos realizados na nuvem e com a utilização cada vez maior de dispositivos móveis.

O executivo afirmou que um dos objetivos da Microsoft é possibilitar uma estrutura completa de trabalho na nuvem, para que os usuários possam acessar facilmente seus trabalhos, em qualquer lugar. O anúncio do Office para iPad foi a primeira apresentação de Nadella desde que ele assumiu a presidência da empresa.

Recursos

A suíte Office para iPad traz as mesmas funcionalidades disponíveis para desktops. Com o Word, é possível editar textos, mudar fontes, sublinhar e negritar palavras e muito mais. A diferença é que, durante a edição, os arquivos são automaticamente salvos e enviados para o serviço de armazenamento da Microsoft, o OneDrive. Assim, de acordo com Nadella, não há riscos de perder o trabalho após algum imprevisto. Com isso, é possível começar um trabalho no PC e continuá-lo no iPad, e vice-versa.

O Excel foi o aplicativo que mais teve alterações na versão para iPad. Devido à própria arquitetura do software, a utilização do touchscreen o tornou muito mais dinâmico, sendo possível construir gráficos e tabelas com os dedos. No Power Point, também é possível usar os dedos como se fossem uma caneta laser, durante apresentações.

Os três aplicativos do Office disponíveis para iPad serão integrados entre si. Desta forma, é possível exportar facilmente um gráfico do Excel para uma apresentação de Power Point, por exemplo.

Versão gratuita

As versões gratuitas dos aplicativos do Office, disponíveis na Apple Store, podem ajudar os usuários a ter uma ideia de como a suíte da Microsoft funciona em dispositivos móveis. Contudo, a utilização desta versão de maneira profissional é praticamente impossível.

O Office é, desde sempre, um programa pago – e muitas vezes com o preço salgado. Com o iPad, isso não foi diferente. A versão gratuita permite apenas acessar os arquivos para apresentação e leitura. Quem deseja editar um arquivo no iPad, ou criar um novo a partir do dispositivo móvel, terá de assinar o serviço Office 365, com o custo anual de R$209.

Extras

É importante ressaltar que a assinatura do serviço Office 365 não é exclusiva para o Office do iPad. Ao contratar o serviço, os usuários também têm direito a outras quatro versões destes aplicativos, para Mac, iPhone, PC e Android. A assinatura também oferece mais espaço de armazenamento na nuvem.

Nesta primeira versão do Office para iPad, por questões de mercado, não foram lançados alguns aplicativos considerados “secundários” do Office, como Access, One Note, Publisher, Info Path, Share Point Workspace e outros disponíveis na versão para PC.