Publicado em: sábado, 18/02/2012

Microsoft lança Kinect para computador

A Microsoft quer atrair seus clientes e trazem novidades no mundo tecnológico, tentando ficar a frente de suas concorrentes na busca de mercado. Neste mês, a multinacional lançou uma versão do Kinect para computador. O Kinect é um acessório que tem por objetivo captar os móvitos das pessoas na frente do aparelho e transferir as informações captadas para as aplicações, fazendo com que não se precise mais utilizar o mouse, o teclado e as telas sensíveis ao toque.

O dispositivo não tem previsão para ser comercializado no Brasil, mas já está a venda nos Estados Unidos pelo preço de US$ 250. Este valor é US$ 100 a mais do que o preço do aparelho vendido para o videogame Xbox 360. O sensor de movimento Kinect para o videogame foi lançado no ano de 2010, e faz com que o usuário não precise usar o joystick para jogar determinados games do console.

Mudanças até o aparelho ideal

O anúncio do lançamento da versão para computador do sensor de movimento Kinect foi feito durante o evento Consumer Electronic Show (CES), que aconteceu no começo de janeiro em Las Vegas, nos Estados Unidos. O anúncio foi feito pelo presidente da Microsoft, Steve Ballmer. Através deste acessório, a empresa e também os desenvolvedores de programas para a companhia poderão criar games e aplicações que dispensem os produtos convencionais e façam uso apenas dos movimentos dos usuários.

Para chegar à versão final do sensor de movimentos Kinect para Windows, a Microsoft afirma que realizou muitos meses de teste. O dispositivo chega ao mercado com suporte para comportar até quatro aparelhos ligados em um mesmo computador. Além disso, o aparelho traz melhorias para rastrear o usuário, reconhecimento da fala, identificação de itens e movimentos a 40 cm.