Publicado em: quinta-feira, 29/09/2011

Microsoft e Samsung fecham acordo de patentes para venda de produto com Android

A Microsoft e a Samsung firmaram um acordo que permite o uso da plataforma Android, sistema operacional do Google, em celulares inteligentes produzidos pela empresa norte-americana. A patente é licenciada para a empresa coreana e o acordo garante à Microsoft poder instalar o produto sem que a Samsung entre com um processo judicial. A condição é que a Microsoft pague uma porcentagem do valor de cada unidade vendida com o Android.

De acordo com o conselheiro da Microsoft, Brad Smith, “junto com o contrato de licença assinado em 2010 com a HTC, o acordo com a Samsung significa que os dois principais fabricantes de aparelhos Android dos Estados Unidos já adquiriram licenças para o portfólio de patentes da Microsoft. Essas duas empresas, juntas, responderam por mais da metade de todos os celulares Android vendidos nos EUA em 2010”. O acordo vai permitir que as empresas tenham maior cobertura e também vai influenciar no desenvolvimento de produtos da Samsung com o Windows Phone.

Atualmente, a Samsung se configura como a maior produtora de smartphones e tablets do mundo. A Samsung teve que enfrentar a Apple em processos judiciais na Europa, sendo que na Alemanha a empresa coreana foi proibida de vender a nova versão do seu tablet, conhecido por fazer parte da linha Galaxy.

Agora, a parceria com a Microsoft vai fazer com que a Samsung se comprometa a incentivar o desenvolvimento do sistema operacional Windows 8. O novo produto da Microsoft vem sendo produzido para computadores, tablets e celulares inteligentes.