Publicado em: terça-feira, 03/09/2013

Microsoft compra unidade de smartphones da Nokia em negócio bilionário

Microsoft compra unidade de smartphones da Nokia em negócio bilionárioUma notícia divulgada no começo desta semana agitou o mundo dos negócios envolvidos com tecnologia. Isso porque a empresa fabricante de telefones celulares Nokia, que é originalmente da Finlândia, fez um anúncio de que irá vender sua unidade de smarphones e celulares para a Microsoft, grupo norte-americano de tecnologia que tem diversificados negócios.

O valor que será pago na transação será de 7,183 bilhões de dólares, o que equivale a um pouco mais de R$ 17 bilhões, de acordo com a Nokia em seu comunicado oficial para a imprensa.

A venda da unidade, que aconteceria ‘em dinheiro’, inclui todas as patentes da Nokia, que já foi a líder do mercado mundial na venda de smartphones e celulares, mas que nos últimos anos perdeu espaço para outras marcas mundiais.

Agora, a empresa pretende se concentrar em oferecer serviços e redes. De acordo com o presidente da Nokia, Risto Siilasmaa, esse é o melhor caminho para que a empresa possa continuar se desenvolvendo e avançar no mercado. A venda, segundo ele, será boa para a Nokia e também para os acionistas da empresa.

Funcionários serão mantidos, diz comunicado

No mesmo comunicado feito para a imprensa, a Nokia afirmou que seu diretor-executivo, Stephen Elop, está saindo do grupo imediatamente. Por enquanto, ele será substituído por Risto Siilasmaa.

O acordo de venda prevê que cerca de 32 mil funcionários que trabalham para a Nokia sejam transferidos para a Microsoft. Esse número inclui os cerca de 4.700 trabalhadores que atuam na Nokia na Finlândia.