Publicado em: sexta-feira, 07/03/2014

Microsoft começa a notificar usuários sobre “fim” do Windows XP

Microsoft começa a notificar usuários sobre fim do Windows XPDe acordo com o Windows Experience Blog, mantido pela própria Microsoft, nesta semana a empresa deverá começar a notificar os usuários do Windows XP sobre o fim das atualizações para o sistema operacional. A partir do dia 8 de abril, a Microsoft não disponibilizará mais qualquer atualização para o sistema, além de encerrar o suporte ao XP.

O aviso aparecerá para todos os usuários do Windows XP que tenham acesso à internet. Os usuários poderão solicitar que o aviso não apareça novamente, mas, caso isso não seja feito, a Microsoft enviará novas notificações uma vez por mês.

Segurança

A partir de 8 de abril, a Microsoft encerrará qualquer tipo de suporte ao Windows XP, incluindo as atualizações de segurança. Para quem prefere o XP a qualquer outro sistema operacional da empresa, será possível continuar utilizando-o normalmente. Entretanto, a Microsoft recomenda que os usuários mudem de sistema operacional, pois novos problemas de segurança não serão descobertos posteriormente pela empresa, o que deixará os usuários do XP vulneráveis. Se, por exemplo, hackers descobrirem uma falha de segurança no sistema operacional, a Microsoft não sairá em busca de uma solução.

A segurança do Windows XP ficará ainda mais vulnerável porque, também em 8 de abril, a Microsoft deixará de oferecer o antivírus Security Essentials para Windows XP. O antivírus ainda funcionará normalmente até julho de 2015 nos computadores em que já está instalado. Contudo, não serão feitas mais atualizações e, a partir do próximo ano, ele deixará de funcionar.

Migração

Segundo o ZDNet, a Microsoft deve disponibilizar, em breve, uma ferramenta que auxiliará na migração do Windows XP para o Windows 8.1, versão mais recente de seu sistema operacional. Batizada de PCmover Express, a ferramenta deverá estar disponível para download no site oficial da Microsoft já nesta semana.

Contudo, ainda não há informações sobre uma migração facilitada para o Windows 7. Devido à grande diferença de interface do Windows 8.1, especialistas em tecnologia acreditam que os atuais usuários do Windows XP teriam preferência pelo Windows 7, o sucessor natural do Windows XP. Com um foco em dispositivos móveis, o Windows 8.1 não costuma ser visto como uma opção viável para aqueles que utilizam os sistemas operacionais da Microsoft em desktops e notebooks.

Números

Apesar do anúncio sobre o fim de atualizações para o Windows XP, é provável que milhões de usuários continuem a utilizar o sistema operacional enquanto for possível. O XP foi um dos maiores sucessos da história da Microsoft e, mesmo com o Windows 7 tendo sido lançado há quatro anos, o XP continua sendo utilizado por 20 milhões de computadores no Brasil. Em termos globais, de acordo com uma pesquisa realizada pela própria Microsoft, o Windows XP ainda é o principal sistema operacional em 29% dos computadores do planeta.

A primeira versão do Windows XP foi lançada em 2001, o que faz do sistema operacional o mais duradouro da história da Microsoft. Até 2010, o XP ainda era o sistema operacional mais utilizado no planeta.