Publicado em: quinta-feira, 22/01/2015

Microsoft apresenta Windows 10

Foi anunciado pela Microsoft na última quarta feira, dia 21 de janeiro, quais são as novidades que seu novo sistema operacional Windows 10 vai apresentar. A grande novidade é que o sistema operacional será o mesmo para smartphones, tablets, computadores e também os aparelhos Xbox. Outro destaque do sistema operacional é que ele contará com a assistente pessoal Cortana, disponibilizada para os PCs, e também o navegador que vai substituir o tradicional Internet Explorer, o Project Spartan.

A companhia não revelou à imprensa qual será a data de lançamento do mais recente sistema operacional, só adiantando que a plataforma será liberada gratuitamente para os usuários dos sistemas anteriores, (Windows 7, Windows 8.1 e Windows Phone 8.1), depois de completado um ano após o lançamento do sistema.Microsoft apresenta Windows 10

Com essa medida, a proposta da Microsoft é conseguir incentivar a migração rápida dos usuários para a plataforma mais nova. De acordo com o site Cnet, a grande maioria que está com sistema da Microsoft, continua rodando o Windows 7. Existem ainda, de acordo com este levantamento, aparelhos com Windows XP e apenas 10% dos usuários estão optando pelo Windows 8.1.

Confira as novidades do Windows 10

Entre as novidades para este operacional mais recente está a Cortana, uma assistente pessoal que irá atender o usuário através de comandos de voz. Alguns aparelhos com Windows Phone já estavam contando com o recurso, mas a proposta da Microsoft agora é passar essa mesma experiência dos smartphones para o usuário dos desktops, com a chance de usar para funções mais específicas. De acordo com o diretor da Microsoft, a Cortana permitirá que o usuário busque por comando de voz ‘fotos tiradas em dezembro’ ou ‘saber o tempo do dia seguinte’, facilitando para o usuários com essa nova funcionalidade.

Além disso, o novo sistema contará com um navegador para substituir o Explorer, o Project Spartn. A Microsoft informou que ele terá um motor de renderização novo, visual mais moderno e estará ativo em todos os dispositivos com o operacional 10. No computador, será possível interagir com as pa’ginas da internet. Ele também contará com um reader mode, para eliminar itens desnecessários à leitura. Com isso, o usuário poderá ler textos sem necessidade de conexão com a internet.