Publicado em: segunda-feira, 07/04/2014

Meu Pedacinho de Chão: Novela estreia recriando mundo mágico

Meu Pedacinho de Chão: Novela estreia recriando mundo mágicoVai ao ar na noite de hoje o primeiro capítulo da releitura de uma novela clássica da década de 70, o remake de Meu Pedacinho de Chão, a nova novela da faixa das 18 horas.

Será exibida a nova versão da trama escrita por Benedito Ruy Barbosa e transmitida pela primeira vez em 1971. O universo mais rural e bastante realista que foi pano de fundo da novela em sua primeira versão sai de cena, dando lugar a uma história que partirá dos olhos de uma criança, seguindo o tom de fabulo, atemporal e moderno.

Personagens como capangas, coronéis e a professora Juliana continuam no folhetim, mas todos agora remodelados para os dias atuais. A novela tem como foco a pequena vila Santa Fé, onde moram os protagonistas Serelepe e Pituca, duas crianças muito amigas que não se desgrudam.

Pituca é filha de Coronel Epa, um rico latifundiário que sempre foi contra o progresso. Ele irá protagonizar uma briga com Pedro Falcão, um dos principais defensores da modernidade na vila, chegando ao ponto de abrir mão de suas propriedades para garantir o avanço do comércio, de uma igreja e também da primeira escola de Santa Fé.

O público terá então a chance de conferir de casa a magia de um conto de fadas, com árvores coloridas, casas revestidas com antigos brinquedos e latas e uma divertida cidade cenográfica, que interage com a narrativa.

O mundo de fantasia de Meu Pedacinho de Chão está sob o comando do diretor Luiz Fernando Carvalho, além do apoio do artista plástico Raimundo Rodrigues e o cenógrafo Keller Veiga. Foram usadas cerca de 20 toneladas de latas para a construção da cidade cenográfica, seguindo a proposta de ambientar o universo da criança através dos brinquedos de lata, de forma lúdica.

O mundo retratado é algo mágico, como uma fábula, para representar o brilho especial do protagonista Serelepe.