Publicado em: terça-feira, 06/08/2013

Metrô descarrilha na Barra Funda em São Paulo e causa lentidão no serviço

Metrô descarrilha na Barra Funda em São Paulo e causa lentidão no serviçoUm acidente que aconteceu na estação de metrô Barra Funda ontem, segunda-feira (5), causou muitos transtornos aos usuários do serviço em São Paulo, capital.

O descarrilhamento da composição aconteceu no começo do dia na linha vermelha, na Barra Funda. E seis horas depois a composição que apresentou problemas ainda não tinha sido retirada da via, causando muitos transtornos aos passageiros que dependem do metrô como meio de transporte para circular pela capital paulista.

Depois do acidente, o Metrô de São Paulo emitiu uma nota pública pedindo que os usuários não utilizassem a linha vermelha do metrô durante a noite de segunda-feira. No mesmo documento, a empresa orientava que os usuários optassem, quando possível, utilizar os trens da CPTM (Companhia Paulistana de Trens Metropolitanos).

Trens com velocidades reduzidas

Por conta dos acidentes, as linhas 1-azul, 3-vermelha, 2-verde tiveram que operar com a velocidade bem menor do que a normal. Por conta do grande número de passageiros que utilizam essas linhas, o acesso das pessoas às plataformas está sendo controlado. Algumas estações, por conta disso, chegaram a ter fila de passageiros para fora das estações, como no Anhangabaú e em Santa Cecília.

No final da tarde de ontem (segunda-feira) o Metrô de São Paulo, por meio de sua assessoria de imprensa, afirmou que foi aberta uma sindicância interna, que tem o prazo de 30 dias para ser encerrada, para apurar quais foram as causas do trem ter descarrilhado. Uma das possibilidades é de que o condutor estivesse acima da velocidade indicada e por isso o acidente tenha acontecido. Na tarde de ontem os responsáveis pelo metrô já estavam investigando quais poderiam ser as possíveis causas do acidente, que apesar do susto e do transtorno, não deixou nenhuma pessoa ferida.