Publicado em: sábado, 17/11/2012

Método de cientistas israelenses analisam suspeitos conforme o DNA

Método de cientistas israelenses analisam suspeitos conforme o DNAPesquisadores de Israel fizeram desenvolvimente de um método que possibilita que sejam identificados de maneira simultânea e de forma rápida muitas características físicas de pessoas conforme as amostras de DNA.

A forma que foi desenvolvida pelos cientistas Dany Berkovitz e Yoram Plotsky, pode agilizar a procura por suspeitos de realizar crimes, pois irá concentrar muitos exames em um chip genético e vai possibilitar que sejam identificados de maneira mais rápida o padrão físico do dono do DNA.

Plotsky, diretor do laboratório Galil Genetic Analysis (GGA), diz que com um fio de cabelo vai poder ser descoberto de maneira rápida se a pessoa é um homem ou uma mulher, se é alto ou baixo, se os cabelos são lisos ou encrespados, a idade e a cor de olhos, qual a origem étnica da pessoa entre várias outras características.

O pesquisador informou para a BBC Brasil que atualmente há vários tipos de exames que fazem com que seja possível identificar essas características, porém são feitos de maneira separada e este processo poderá levar muitas semanas, já com o novo método, os exames que levavam semanas podeão ser realizados em menos de um dia e o valor é bem inferior aos demais.

Conforme Plotsky, esse método irá possibilitar que sejam integrados os exames, pois haverá criação de um “chip” genético. Segundo ele, em aproximadamente um ano este método poderá ser utilizado de maneira ampla. Isto tudo é feito com um trabalho conjunto do GGA e o Instituto Biotecnológico da Faculdade de Tel Hai.

Esta nova tecnologia irá possibilitar que os vírus possam ser eliminados de maneira rápida e irá tornar o trabalho feito pela polícia ainda com maior eficácia. Conforme os pesquisadores, esta forma ainda está para ser validada e deverá ser comercializada em cerca de um ano.