sexta-feira, abril 26, 2024
HomeEsportesMessi se torna o maior artilheiro da história do Barcelona

Messi se torna o maior artilheiro da história do Barcelona

Messi se torna o maior artilheiro da história do BarcelonaCom apenas 26 anos, o argentino Lionel Messi quebrou mais um recorde pelo Barcelona. Neste domingo, 16 de março, o atacante marcou três vezes na goleada do Barça sobre o Osasuna (a partida terminou em 7 a 0). Com o hat-trick, Messi chegou aos 371 gols pelo clube, somadas partidas oficiais e amistosas.

Antes dele, o recorde pertencia a Paulino Ancántara, que, entre os anos de 1912 e 1927, marcou 369 vezes pelo Barça. Contudo, a marca de Ancántara levava em conta principalmente jogos não oficiais, 229 ao todo. Messi, por sua vez, marcou 344 gols em jogos oficiais e 27 em amistosos.

Média

Para alcançar mais este recorde, Messi precisou de 425 partidas disputadas pelo Barça. Com isso, o argentino chegou a mais uma incrível marca em sua carreira, com média de 0,87 gols marcados por jogo.

Após um longo tempo afastado dos gramados devido a uma lesão, Lionel Messi tem finalmente recuperado a boa forma que lhe rendeu, por quatro vezes seguidas, o título de melhor jogador do mundo. Nos últimos nove jogos disputados pelo Barça, o argentino balançou a rede doze vezes – média de 1,3 gols por jogo. Com isso, Messi já vê a artilharia do Campeonato Espanhol como uma possibilidade real. Após os três gols marcados neste domingo, o argentino chegou a 18 na competição, contra 22 de Diego Costa e 25 de Cristiano Ronaldo.

Próximos recordes

Apesar da pouca idade, Lionel Messi já quebrou praticamente todos os recordes possíveis atuando pelo Barcelona. Em breve, o argentino superará mais um recorde, o de maior artilheiro estrangeiro do Campeonato Espanhol. Hoje, a marca pertence ao mexicano Hugo Sánchez, que nas décadas de 1980 e 1990 atuou por Atlético de Madrid, Real Madrid e Rayo Vallecano. No total, Hugo Sánchez tem 234 gols marcados no Campeonato Espanhol, apenas um a mais do que Lionel Messi.

Ainda nesta edição do Espanhol, Messi pode superar até mesmo Telmo Zarra, maior artilheiro da história da competição – embora a tarefa não seja das mais fáceis. Ao longo de sua carreira, Zarra marcou 251 gols no Campeonato Espanhol. Messi precisaria elevar sua média para 1,8 gols por jogo para superar Zarra ainda nesta temporada.

Tabela

Apesar da possibilidade de se tornar o maior artilheiro da história do Espanhol ainda este ano, a grande preocupação de Lionel Messi é com a disputa pelo título. Após algumas oscilações, com duas derrotas nas últimas quatro rodadas, o Barça está apenas na terceira posição da competição, com 66 pontos. Nesta rodada, apesar da vitória, o Barcelona não conseguiu se aproximar das equipes madrilenhas, que também venceram seus confrontos. O Real conquistou uma vitória magra sobre o Malaga, por 1 a 0, e agora lidera a competição com 70 pontos. O Atlético, por sua vez, também conquistou uma vitória aperta sobre o Espanyol, por 1 a 0.

A situação pode mudar no próximo domingo, quando o Barça terá o clássico contra o Real Madrid. Caso o Real vença, abrirá sete pontos em relação ao rival.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias