quarta-feira, abril 24, 2024
HomeEsportesMesmo sem entrar em campo, Brasil ganha posições no ranking da FIFA

Mesmo sem entrar em campo, Brasil ganha posições no ranking da FIFA

Mesmo sem entrar em campo, Brasil ganha posições no ranking da FIFANa manhã desta quinta-feira, 13 de fevereiro, a FIFA divulgou a edição mensal de seu ranking mundial de seleções. O Brasil, mesmo sem ter entrado em campo no período, ganhou uma posição na lista, superando a seleção holandesa.

Metodologia

O ranking da Fia não leva em conta apenas os resultados recentes, mas o desempenho das seleções nos últimos quatro anos. Para fins de pontuação, a entidade máxima do futebol leva em conta somente as partidas realizadas durante as chamadas “datas FIFA”, ou seja, períodos determinados pela entidade para a realização de jogos oficiais ou amistosos entre as seleções do mundo.

No último período analisado, a FIFA registrou 40 amistosos entre seleções. Boa parte deles aconteceu no continente africano, devido às preparações para o Campeonato Africano de Nações, torneio que tem a participação exclusiva de jogadores “locais”, ou seja, aqueles que disputam os campeonatos de seus próprios países.

Outras mudanças

Não foi apenas o Brasil que se beneficiou da metodologia de pontuação do ranking da FIFA. A parte de cima da lista também sofreu outras alterações. A Colômbia, cabeça de chave do Grupo C do Mundial de 2014, foi superada pela seleção portuguesa, que agora é a quarta colocada na lista. Portugal ganhou pontos recentemente porque participou da repescagem para a Copa do Mundo, ou seja, teve mais duas partidas que valeram pontuação para o ranking.

No topo da lista, a Suíça foi quem mais conquistou posições, passando da oitava para a sexta posição. Em relação ao último ranking divulgado, os suíços conseguiram superar Uruguai e Itália.

Adversários brasileiros

Levando em conta as seleções que o Brasil enfrentará na Copa do Mundo de 2014, na fase de grupos, apenas Camarões subiu de posição na lista, ocupando agora o 46º lugar. Conforme mencionado anteriormente, a seleção camaronesa ganhou pontos devido aos amistosos realizados no continente africano. Croácia e México, os outros adversários da Seleção Brasileira no Grupo A da Copa, mantiveram respectivamente a 16ª e a 21ª posição.

Top 10

A Espanha, que conquistou a última Copa do Mundo, segue tranquila na liderança do ranking da FIFA, seguida pela Alemanha. Dentre os sul-americanos, a Argentina é a melhor colocada, ocupando a terceira posição. Em seguida estão Portugal, Colômbia, Suíça, Uruguai, Itália e Brasil. Os holandeses fecham a lista das dez principais seleções do mundo.

Um dos destaques negativos do ranking é a seleção da Inglaterra, que, no ranking passado, já ocupava a modesta 13ª posição. Agora, os ingleses caíram ainda mais, e estão apenas no 15º lugar.

Curiosamente, a Seleção Brasileira é apenas a quarta colocada dentre as seleções da América do Sul, ficando atrás de Argentina, Colômbia e Uruguai. A queda do Brasil no ranking se deve, principalmente, à não participação nas eliminatórias para a Copa do Mundo. O país sede se classifica automaticamente para o Mundial, deixando de disputar uma série de partidas na busca pela vaga. Com isso, a queda brusca no ranking da FIFA é inevitável.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias