Publicado em: segunda-feira, 05/12/2011

Merkel e Sarkozy se reúnem nesta segunda-feira

Nesta segunda-feira, dia 5 de dezembro, a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, e o presidente da França, Nicolas Sarkozy, se reunirão em Paris para discutir os planos de integração financeira na zona do euro. Os detalhes desta reunião e suas decisões serão apresentadas na sexta-feira, na cúpula europeia.

De acordo com a proposta, existirá uma união fiscal entre os países que adotam o euro como sua única moeda. Esta união irá permitir que se consiga mais controle sobre os gastos, os impostos e também as sanções para aqueles países que não cumprirem as regras. As autoridades admitem as essas mudanças irão modificar os tratados da União Europeia.

Porém, no domingo, o governo da Itália divulgou algumas medidas contra a crise. Dentre elas estão o corte de gastos e o aumento dos impostos. De acordo com Olli Rehn, vice-presidente da Comissão Europeia para os Assuntos Econômicos, as medidas aprovadas na Itália são sinais de que é preciso dar um novo foco político para a região.

Ele afirma que este pacote será importante para que as finanças públicas sejam fortalecidas, além de apoiar o crescimento financeiro enquanto a justiça e o social são preservados. De acordo com a proposta italiana, haverá aumento dos impostos, cortes nas despesas e também uma mudança no sistema de pensões.