Publicado em: sexta-feira, 22/06/2012

Mercados irão propor vale-sacola reembolsável

Os supermercados irão fazer a proposta para que aqueles clientes que precisarem comprar sacolas possam receber um vale no valor equivalente ao da embalagem, podendo ser descontado na próxima compra. Sendo assim, essa medida visa compensar o consumidor devido ao fim das sacolas plásticas gratuitas. Já as outras sacolas custarão de R$ 0,10 a R$ 0,20, valor que será reembolsado ao cliente.

Essa é uma forma de resposta ao Conselho Superior do Ministério Público, que na última quarta-feira (20) chegou à conclusão de que os lojistas devem dar condições para compensar o consumidor por causa da perda do benefício de ter sacolinhas grátis. Já na quinta-feira (21), oito de dez supermercados visitados davam caixas de papelão aos consumidores.

A Apas (Associação Paulista de Supermercados) deverá encaminhar as novas propostas ainda hoje (22) para o Ministério Público e ao Procon.

Em maio do ano passado, supermercados, juntamente com o governo, assinaram um acordo com o objetivo de diminuir a distribuição de sacolas. Desde abril de 2012, 1,1 milhão deixou de ser fornecido. Em nota o Procon-SP declarou que se a proposta não for adequada, os supermercados terão que dar uma alternativa gratuita ao consumidor.