Publicado em: sexta-feira, 28/10/2011

Menino de 12 anos resgatado depois de 108 horas do terremoto na Turquia

Um menino de 12 anos, identificado como Serhat Tokay, foi resgatado dos escombros pelas equipes de resgate localizadas na cidade de Ercis, região leste da Turquia, depois de 108 horas que o terremoto de 7,2 graus de magnitude devastou a região. Além de Ercis, a cidade de Van também foi uma das mais prejudicadas. Na quinta-feira (27) foram resgatadas três vítimas com vida e um bebê de 15 dias foi encontrado depois de 48 horas que o terremoto destruiu os edifícios.

De acordo com os médicos que o atenderam e transferiram o garoto ao hospital da província de Van, a situação do quadro de Tokay é estável. Primeiramente ele foi atendido em um hospital de campanha. Na quinta-feira foi encontrado outro jovem com vida, um estudante universitário de 18 anos. O balanço mais recente das autoridades mostra que foram resgatadas 186 pessoas e 570 morreram com o desastre. Estima-se que 2.500 tenham ficado feridas.

A Turquia é uma região que enfrenta problemas com terremotos por conta da sua localização geográfica, sendo que o país foi construído em cima da junção entre duas placas tectônicas. Por isso, quando os terremotos acontecem, eles causam bastante prejuízo.

A princípio o governo de Ancara, capital da Turquia, não havia aceitado ajuda internacional. Porém, depois de receber os relatórios das equipes de resgate, as autoridades perceberam que precisariam da contribuição de outras nações com casas pré-fabricadas e contêineres que devem abrigar a população que ficou sem lar. Uma das maiores preocupações é com o inverno rigoroso que está por vir.