Publicado em: quinta-feira, 06/02/2014

Medusa gigante apareceu em praia australiana

Medusa gigante apareceu em praia australianaEssa semana, em uma praia australiana na ilha do sul da Tasmânia, apareceu uma medusa gigante cuja espécie ainda não está catalogada pelos cientistas. A medusa,que é uma água viva na fase adulta, foi encontrada na praia de Hobart por uma família. O animal, pertencente ao filo cnidário, tinha 1,5 metro de comprimento (as águas vivas medem a partir de 2,5 centímetros) e no momento em que foi avistada já parecia apenas uma espessa massa viscosa.

A bióloga Lisa Gershwin, participante da comunidade científica local e da organização industrial da Austrália, explicou que a medusa se assemelhava Á medusa Melena de León, uma espécie que pode chegar até aos 2 metros de diâmetro. Já há algumas semanas os biólogos observavam nas aguas da Tasmânia um aumento significativo dessas medusas grandes, mas nunca haviam visto uma tão grande, ainda mais encalhada. A espécie é conhecida mas ainda não classificada, e as razões que levaram ao fenômeno ainda são desconhecidas.

Falsa gigante

No final do ano passado foi divulgada uma foto que supostamente seria de uma tartaruga gigante encontrada na Amazônia boliviana, pesando 3 toneladas e medindo 17 metros. Na verdade, a imagem era da cena de um filme de 2006, japonês, chamado Gamera The Brave. Na cena, o animal que tinha poderes especiais e até voava, era transportado para um centro de pesquisas. Na história a tartaruga gigante é ferida em uma batalha e os militares tentam revivê-la.

Fora da ficção, a maior tartaruga existente é, na verdade um jabuti, é a tartaruga gigante de Galápagos, no Equador. No arquipélago encontram se os animais que podem chegar aos 400 quilos e medir mais de 1,8 metros de comprimento, sendo também um dos vertebrados com maior longevidade. Em um zoológico australiano, uma tartaruga dessa espécie chegou a completar 170 anos.