quinta-feira, abril 25, 2024
HomeSaúdeMedida obriga plano de saúde a qualificar prestação de serviço para usuários

Medida obriga plano de saúde a qualificar prestação de serviço para usuários

A Agência Nacional de Saúde Suplementar, anuncio nesta quinta-feira (25) uma nova medida que busca o melhor atendimentos os beneficiados dos planos de saúde do país. De acordo com a Resolução Normativa nº 267, publicada no Diário Oficial da União, todas as operadoras passam a ser obrigadas a informar a qualificado dos serviços prestados.

Assim, o consumidor passa a ter informações adicionais na hora de optar por um serviço de saúde ou ainda na hora de fazer a escolha do plano. Entre os dados que devem constar estar: certificado de qualificação de laboratório, hospitais e clinica, indicadores de qualidade, participação ativa no programa que faz a notificação de eventos adversos da Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), entre outros. Já os profissionais autônomos precisam informar qual é a sua qualificação dentro de conselhos e entidades que regulamentam a classe.

“Ficará mais claro para o consumidor, no material de divulgação das operadoras, quais prestadores investem na qualificação. Com esta resolução, a ANS objetiva estimular a concorrência no setor, baseada em critérios de qualidade e não somente em preço e marca, além de dar a oportunidade de maior destaque aos prestadores que buscam se qualificar”, explicou o diretor e Desenvolvimento Setorial da ANS, Bruno Sobral.

A ANS informou que com a publicação da nova norma, a agência irá criar um comitê que deve realizar a discussão de todas as regras que deveram ser usadas. O grupo será comporto pelas operadoras, as prestadoras de serviço, os usuários dos planos, órgãos de defesa do consumidor e pesquisadores. Segundo a agencia, as operadora poderão faz a adaptação dos conteúdos de informativos conforme o seu gosto.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias