Publicado em: sábado, 02/06/2012

Médicos usam tecnologia de videogame em procedimentos cirúrgicos

As invenções e inovações tecnológicas não têm facilitado somente à vida para as comunicações, nem tão pouco apenas aperfeiçoado a diversão das pessoas. Vários avanços tecnológicos têm ajuda a salvar vidas e facilitado nas intervenções cirúrgicas. Exemplo disso são os médicos britânicos, que estão testando recursos do videogame nas cirurgias.

Os cirurgiões estão usando a famosa tecnologia Kinnect, muito usada para a diversão nos games. Através desta inovação tecnológica, a pessoa não precisa usar nenhum tipo de controle para fazer os movimentos do personagem na tela. Isso porque o Kinnect capta, através se sensores, os movimentos do corpo do jogador e também seus comandos de voz.

Kinnect nas cirurgias

Esta mesma tecnologia está sendo utilizada dentro das salas de operações. Os cirurgiões utilizam o Kinnect para comandar as câmeras, que são usadas durante os procedimentos cirúrgicos. A obtenção das imagens de maneira ao vivo é um processo importante no sucesso de uma cirurgia.

Caso esta tecnologia realmente funcione, os riscos de contaminação irão diminuir drasticamente. Os médicos são precisarão mais tocar em nada para realizar os procedimentos, o que fará com que os riscos sejam bem menores. O Kinnect foi usado no hospital St. Thomas, em Londres, na Inglaterra, e a técnica deverá ser testada em outros centros.