Publicado em: sábado, 07/04/2012

Mec quer lançar Olimpíada do Conhecimento

O MEC, Ministério da Educação, está planejando organizar para o próximo ano a realização de uma Olimpíada do Conhecimento. A proposta do ministro da educação, Aloizio Mercadante, é conseguir fortalecer a área, que nos últimos anos, com o aumento de competições escolares em todo o Brasil, tem testado o conhecimento dos estudantes em diferentes campos, como a matemática, biologia e história. A proposta agora é unificar a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, a OBMEP, com a Olimpíada de Língua Portuguesa, aumentando ainda com conteúdos de ciências.

O projeto do Ministro é organizar uma competição de nível internacional, a partir da experiência da Olimpíada do Conhecimento. A primeira edição deve acontecer em 2016, juntamente com as Olimpíadas no Rio de Janeiro. Ele defende a manutenção desta herança ligada ao conhecimento e ao esporte.

Resultados

O MEC avalia que as olimpíadas tem tido um impacto bastante positivo na aprendizagem dos alunos. As inscrições para a OBMEP 2012 encerraram na última semana apresentando um número recorde de inscritos, foram 46 mil escolas e mais de 19 mil estudantes.

Segundo o Ministro, já que as competições apresentam metodologias diferentes, será preciso organizar uma equipe de trabalho que unificará os eventos, principalmente o calendário. Para a parte de ciências, o MEC deve realizar uma parceria com a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência e também com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.