sexta-feira, abril 26, 2024
HomeEducaçãoMEC oferece 150 mil vagas de cursos técnicos a distância

MEC oferece 150 mil vagas de cursos técnicos a distância

A Rede e-Tec Brasil, parte integrante das ações do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (Pronatec), oferta gratuitamente cursos técnicos na modalidade a distância, deve gerar em 2012 150 mil vagas.

A informação foi divulgada pela própria Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação. O ministério também prevê, no âmbito do programa, a abertura de cursos de idiomas, levando em consideração os grandes eventos esportivos que o Brasil receberá nos próximos anos.

Além do alto número de vagas, a quantidade de pólos será aumentada dos 543 atuais para 800. O número já havia quase duplicado ao longo de 2011. No final de 2010 eram 291 polos em funcionamento.

Em 2011, mais de 75 mil brasileiros se matricularam nos cursos técnicos da Rede e-Tec Brasil. A expectativa para esse período era atender 50 mil estudantes. São 48 cursos ofertados pela Rede e os mais procurados são: informática, administração e segurança do trabalho.

Educação a distância

“A educação a distância permite uma flexibilidade de horário, o que proporciona ao aluno se programar para estudar no momento e espaços mais adequados a sua realidade e tempo disponível, sem para isso ficar dispensado das aulas presenciais”, afirma Marcelo Camilo Pedra, coordenador-geral de fortalecimento das redes de educação profissional e tecnológica do Ministério da Educação, fazendo referência a qualidade da educação a distância.

Vilson de Moura Godoy, de 45 anos, fez o curso técnico de automação industrial no polo Alegrete (RS), da Universidade Federal de Santa Maria. “Uma das vantagens deste curso foi a flexibilidade de estudar em qualquer horário, inclusive à noite, já que trabalho durante o dia”, explica.

Os institutos federais de educação, ciência e tecnologia são as instituições que mais oferecem vagas na modalidade de ensino profissional no âmbito do programa. No total, são 33 institutos federais, dois centros federais de educação tecnológica. Além disso, também tem as escolas técnicas vinculas à Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade Federal de Santa Maria e Universidade Federal Rural de Pernambuco.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias