terça-feira, abril 23, 2024
HomeEducaçãoMEC cria programa para mulheres em educação profissional

MEC cria programa para mulheres em educação profissional

O Ministério Da Educação (MEC) instituiu nesta sexta-feira (22), o novo Programa Nacional Mulheres Mil. Segundo a portaria que foi publicada no Diário oficial da União, o programa deve colaborar para a formação profissional e tecnológica assistida pela elevação da escolaridade de mulheres que estão em situação de vulnerabilidade social.

Para o MEC, o programa faz parte de novos planos do Plano Brasil Sem Misérias, cujas principais diretrizes são: possibilitar o acesso à educação, contribuir para a redução de desigualdades sociais e econômicas de mulheres, promover a inclusão social, defender a igualdade de gênero e combater a violência contra a mulher.

O programa será oferecido pelas instituições de educação profissional e tecnológica, com chances de estabelecer parcerias com outras instituições de ensino regular e com prioridade nas instituições públicas. O curso ainda pode ser ofertado por entidades privadas nacionais de serviço social, aprendizagem e formação profissional vinculadas ao sistema sindical (Sistema S) e por entidades privadas sem fins lucrativos que possuem experiência comprovada em ensino profissional e tecnológico.

Os cursos devem considerar as necessidades das mulheres atendidas, promovendo a equidade, igualdade de gênero, combate à violência contra a mulher e acesso à educação e também sendo articuladas ao ensino fundamental ou ao ensino médio, buscando a elevação do nível escolar da mulher.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias