Publicado em: segunda-feira, 23/01/2012

MEC cancela Enem em abril

O Ministério da Educação informou nesta sexta-feira (20) que está cancelando a edição prevista para o mês de abril de 2012 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). No dia 18 de maio do ano passado, uma portaria publicada pelo MEC previa que a partir deste ano, o Enem passaria a ser aplicado duas vezes ao ano. O mesmo documento havia determinação que a primeira edição do ano seria aplicada nos dias 28 e 29 de abril, enquanto a segunda deveria ser confirmada em novo edital.

Em nota oficial, o MEC informou que em 2012 o Enem acontecerá em edição única, aplicada em 3 e 4 de novembro. Por solicitação do Ministério da Educação, a empresa Modulo Security, de gestão de risco, concluiu, depois de ouvir todas as entidades que participam da organização do Enem, que a realização de duas edições em 2012, sobrecarregaria as estruturas logísticas do exame”, afirma.

Segundo o assessor especial do ministério, uma reunião que aconteceu na tarde desta sexta-feira com a presença do secretário-executivo do MEC, Jose Henrique Paim Fernandes, da direção do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e de representantes da empresa Modulo Security, responsável por analisar os riscos da prova.

O ministro da Educação, Fernando Haddad, na esteve presente no encontro já estaria em São Paulo. Na tarde da quinta-feira (19) ele já havia informado que havia grande possiblidade do Enem de 2011 não ser aplicado se a Justiça Federal determinasse o acesso dos candidatos ao espelho da redação corrigida.